Lucro: algumas coisas que não te contaram sobre os lucros do seu negócio.

Está afim de ganhar mais dinheiro com seu negócio?

“óbvio que sim!” – consegui escutar daqui sua resposta

Quando abrimos um negócio ou engajamos algum projeto temos em mente claro além da realização pessoal , lucrar , pois é o que manterá a empresa em condições de continuar ativa no mercado, gerando empregos , pagando á fornecedores sendo participativa na sociedade e contribuindo para a economia no todo.

Então ter lucro é mais do que um desejo é uma necessidade?  Sim!

Mas temos algumas questões ,  nem sempre você como administrador  ou empreendedor, sabe qual a melhor maneira de  fazer ou o que  fazer , para ter esse ganho, não é?

Então continue lendo esse artigo, ele foi feito para você ! quero te mostrar algumas soluções estratégicas para te ajudar  a produzir e vender certo, conseguindo uma boa margem de lucro!

Você já parou para pensar de onde vem o lucro do seu negócio?

Se você respondeu na VENDA, acertou!

Quais são os indicadores que você usa para saber se sua área comercial está vendendo o bastante para cobrir os custos de produção ou revenda? Vale lembrar que lucro está totalmente ligado á VENDA.

 A VENDA é quem vai te dar indicadores se  as ações comerciais  do negócio estão sendo bem empregadas a caráter de Receita, uma vez que para se pagar as contas , cobrir as despesas e , ainda assim, sobrar saldo positivo no caixa  ,vender é preciso, seja para investir mais no negócio ou para desenvolver outras ações comerciais e potencializar seus resultados!

Como conseguir atingir a tão sonhada lucratividade?

Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Bruta)* 100.

 Traduzindo essa matemática , a lucratividade  é obtida a partir da apuração de um valor em percentual, que envolve o lucro líquido – aquele que surge depois de todas as deduções de despesas e custos abatidos da receita bruta, que tem a ver com o valor das vendas.

OK, mas como saber se estou tendo lucro?

Já ouviu falar sobre Lucro e overhead?

O overhead é a taxa administrativa principal, ou seja, uma porcentagem que precisa ser incluída no custo total de uma proposta comercial ou orçamento , por exemplo. E que serve para custear os gastos administrativos.

Por isso que  apesar de vender, de ver o dinheiro entrar , muitos negócios, acabam não conseguindo entender porque não estão tendo lucro, sendo que apenas falta inserir percentuais nesses resultados para dar maior indicação de onde está a falha no processo comercial.

Tá, mas como minha contabilidade pode me ajudar com minha lucratividade?

Sua contabilidade pode te manter atualizado quanto ao seu fluxo de caixa ;

Pode acompanhar junto á você todos os investimentos agregadores de valor, e aqueles que rendem nada ao seu negócio e ainda causam prejuízo;

Pode te assessorar em tomadas de decisões com bases reais na sua parte fiscal ou tributária ;

Auxiliar a precificar melhor seus serviços;

Gerar entendimento  no lucro do negócio;

Assessorar-te com plano de metas comerciais, traçar uma estratégia de vendas com você e  gerar parâmetros de verificação de resultados.

Criar seu ROA ! Que é um excelente indicador que mostra o nível de competência para produzir ganhos aos negócios.

Adendo:  O ROA é caracterizado no mercado como os retornos sobre os ativos, pois ele representa a capacidade de uma empresa em gerar lucro com os ativos que possui.

Sendo assim o contador pode ser seu grande parceiro nessa jornada!

Gostou das dicas?

Aqui na Mafcont estamos buscando sempre pelo sucesso dos seus resultados, oferecemos Assessoria Empresarial e todo o suporte que você precisa para dar o seu primeiro passo no mercado ou ainda turbinar o seu negócio. Possui alguma dúvida?

Então, o que acha de marcarmos uma conversa.

Você pode entrar em contato conosco através do nosso site ou até mesmo pelo whatsapp, ficaremos felizes em atendê-lo.