Instagram: Não só um rostinho bonito nas redes sociais, mas também seu parceiro de vendas!

Você tem olhado para as redes sociais na hora de vender os seus  produtos ou serviços?

Bom, deveria… É por isso que eu trouxe aqui 11 dicas de como vender no Instagram. Confira:

Otimos espaços para atrair, engajar e converter, o uso de ações de marketing em mídias como Facebook, Twitter e Whatsapp é uma boa opção na hora de vender mais. No entanto, uma rede social ainda é esquecida por muitos: o Instagram.

A rede, que vem lançando diversas ferramentas para potencializar vendas no Instagram, traz uma oportunidade interessante para o Comércio Eletrônico.

Embora seja muito atraente – e divertida de se trabalhar –, ainda são poucos os empreendedores que realmente sabem como usar a rede social a favor do seu negócio.

Este guia traz 11 dicas práticas para você vender dentro do Instagram com passos que você não pode mais ignorar.

1. Perfil comercial

A primeira dica de como vender no Instagram é começar a trabalhar sua base, o seu perfil na rede social. Para ter acesso às melhores funções da rede social para uma empresa, o perfil a ser usado deve ser de caráter comercial.

Isso precisa ser levado em conta seja se você está criando um perfil para sua empresa do zero, seja está apenas usando um perfil pessoal para os anúncios. No segundo caso, é possível alterar o tipo de perfil e transformar a sua conta de pessoal em comercial.

A conta de negócios oferece mais recursos de análise de dados, métrica, impulsionamento e possibilidade de link no stories.

Para conseguir criar esta conta, basta criar uma fanpage no Facebook e vincular com a sua conta do Instagram. Não é possível criar uma conta de negócios sem a Fanpage.

Depois que seu perfil estiver com a função comercial, você deverá fazer algumas otimizações simples. O objetivo dessas otimizações é passar uma boa imagem inicial do seu negócio, capaz de atrair seguidores e futuros clientes.

2. BIO, biografia ou descrição

Preste atenção à BIO. A frase ali descrita deve contar para o seu cliente o que você faz e como pode ajudá-lo. A descrição do seu negócio deve ser pensada com a finalidade de conversar com seu público, fazendo-as decidir se vão ou não seguir o perfil e clicar na sua página.

É muito importante que a foto do seu perfil comercial faça referência à empresa. Pode ser um logotipo ou, caso sua empresa tenha por foco sua própria pessoa, pode ser uma foto tirada com uma ar bem profissional, que te mostre como autoridade no assunto.

Não se esqueça do link do seu site ou whatsapp !

A BIO é o único espaço do Instagram onde pode inserir um link clicável, então não deixe de lado. Adicione um link para o seu site, seja marketplace ou loja virtual. De preferência, crie um link único para adicionar no seu perfil do Instagram, assim você consegue ver quantas visitas chegam até sua página através da rede social.

Nas postagens, pode sempre fazer uma call-to-action (CTA) que chame as pessoas para clicarem na BIO. Os usuários dessa plataforma já conhecem esse tipo de chamada.

Existe um aplicativo chamado Linktr.ee que permite que inclua mais links neste espaço. Pode colocar, por exemplo, sua página no Facebook ou canal no Youtube. Atente, no entanto, à quantidade de links.

3. Instagram Shopping: crie sua lojinha

Falei lá em cima que o Instagram está lançando cada vez mais funcionalidades para empreendedores na plataforma. A mais interessante delas é o Instagram Shopping, onde você pode cadastrar seus produtos e vender diretamente por lá.

Isso é positivo diminui o caminho de compra. Assim, em vez de jogar o consumidor para outra página, é possível finalizar tudo ali mesmo.

4. Ofereça conteúdos poderosos para seu público

Produza conteúdo relevante regularmente. Não adianta criar um perfil e não produzir nenhum tipo de conteúdo, porque as pessoas vão deixar de acompanhar as postagens.

Não é só porque o Instagram não possibilita a publicação de artigos longos que o conteúdo não é importante. Lembre-se que até conteúdos muito curtos podem passar grande valor para seu público.

Você pode fazer uso de uma série de vídeos curtos respondendo alguma dúvida da sua audiência pelo stories. O mesmo pode ser feito para passar conceitos preciosos com a intenção de trabalhar as dores da sua persona. Ainda há a possibilidade de usar fotos e boas imagens com mensagens de valor, ou que convidem os seguidores à tomada de atitude.

Ou seja, mensagens ou legendas com um poderoso uso do call-to-action fazem a diferença.

Use aplicativos que façam postagens agendadas e publique imagens bonitas, harmônicas, pois o Instagram é uma rede visual. E, para melhorar os resultados, não esqueça de interagir com seus seguidores.

O Instagram tem uma linguagem própria. Assim sendo, não cabe toda aquela seriedade do mundo corporativo. Por isso, aposte em postagens divertidas para gerar maior engajamento. Não esqueça de usar os emoticons para aumentar o engajamento e a conversão. As imagens criam mais empatia no possível cliente e tornam suas mensagens mais simpáticas para quem as lê.

Publique vídeos com regularidade, de preferência com conteúdos que facilitarão a vida da sua audiência. Mas esteja atento: no Instagram os vídeos só podem ter até 60 segundos e sempre tem uma margem de erro. Se tiver muita necessidade, corte o vídeo e partes e publique como carrossel.

Um recurso novo ligado aos vídeos é o IGTV, que veio para “competir” com o Youtube. Por enquanto ele aceita vídeos de até 1 hora, na vertical. Embora ainda não seja um espaço de muito engajamento, o Instagram acredita que é o momento para novos influenciadores se estabelecerem no canal.

Diversas marcas de moda, por exemplo, estão usando a iniciativa para lançar pequenos programas dentro do Instagram. Isso é uma ótima ideia para engajar pessoas.

Os vídeos ao vivo têm sido recursos que trazem bastante resultado numa estratégia de redes sociais. Quando começa uma Live, o Instagram automaticamente avisa aos seus seguidores, que podem interagir com você. Este funciona ainda melhor do que vídeos para fazer ofertas de produtos pontuais. Não recomendo, porém, que faça uma Live só para anunciar um produto novo. Você precisa envolver os espectadores na experiência.

5. Abuse do Stories para vender

Desde de 2017, o Instagram possibilitou que usuários com mais de 10 mil seguidores pudessem adicionar links em seus Stories. Isso permitiu que muitos construíssem histórias chamativas sobre um produto, podendo dispor o link para ingresso sem que o seguidor precisasse acessar de outro ponto.

O recurso Stories é uma febre. Com mais de 300 milhões de usuários e crescendo, vem sendo constantemente usado por empresas em estratégias de como vender no Instagram.

Agora, veja mais  2 dicas para utilizar o Stories:

Técnica de sorteio

Provavelmente você já viu diversos sorteios feitos por lojas e afins, certo? Isso serve para aumentar o tráfego no Instagram. Fique por dentro dos passos que você deve utilizar para aplicar essa técnica:

No seu Stories,  coloque uma arte chamativa divulgando o sorteio

Na sua home, coloque uma foto original do sorteio (Onde as pessoas irão curtir e marcar os amigos?). Geralmente as regras para a participação do sorteio é marcar 3 amigos, curtir a foto e seguir o Instagram do sorteador. Em outros casos, vale pedir para o seguidor publicar uma foto com seu @ e seguir seu perfil.

O texto que segue a imagem deve conter todas as informações referentes ao sorteio, como prêmios e regras.

Seu Instagram começará  a ter um alcance maior com essa técnica, além de maior engajamento. Com isso, aproveite para utilizar artes para divulgar seus produtos e começar a vender o mais rápido possível.

Não empilhe stories

Essa dica é muito importante, principalmente para você que quer destacar um stories e vender mais. Analise a seguinte situação:

Você tem um stories importante para postar, mas antes disso sua história estava cheia de imagens e vídeos. A barra de rolagem está longa – o que trava muitos telefones – e, consequentemente, as pessoas  pulam sua vez, deixando de assistir o que tem de mais importante ali.

Portanto, aja com inteligência. Posts mais relevantes em primeiro lugar e nada de stories muito longos.

6. Mensagem por direct

O direct, além de te permitir conversar com seus clientes, permite o envio de links. Assim, você pode gerar um link de pagamento na sua plataforma para o produto que o cliente deseja e enviar pelo Instagram.

7. Hashtags

As hashtags são um símbolo do Instagram. Elas são a principal ferramenta para alcançar novos seguidores para sua página e, consequentemente, vender.

Utilize palavras pertinentes ao seu negócio para atrair pessoas interessadas. Pesquise quais são as hashtags mais buscadas e tente implementar no seu dia a dia.

Isso fará com que pessoas que se interessam pelo tema da hashtag visualizem a foto e cheguem até o seu perfil.  Quando seu perfil já mostra o link do produto, traz fotos de qualidade e um feed interessante, é muito provável que a pessoa seja fisgada e você ganhe um cliente.

O engajamento é natural caso o conteúdo que apresenta no seu seja de qualidade e tenha relevância para seu público. De nada serve ter imagens lindas de gatinhos se seu público gosta de cachorrinhos. Entendendo seu público, perceberá que irão começar a comentar em suas publicações, curtir e responder seus Stories.

As hashtags servem pra marcar o conteúdo dentro da base de dados do Instagram, facilitando a pesquise. O ideal é que seja entre 3 e 5 hashtags por postagens e, se possível, crie sua própria hashtag para os clientes te encontrarem.

Lembre-se: hashtags utilizadas de forma indevida são bloqueadas.

8. Ofertas, cupons e descontos exclusivos para seguidores

Como um dos fortes do Instagram é sua capacidade de atrair e gerar leads, dedique uma parte dos seus conteúdos a ações que busquem esse resultado, além de vendas.

Você pode criar posts com descontos promocionais para seguidores do Instagram, ou oferecer brindes e bônus para compras realizadas a partir do link da empresa na rede social.

Por fim, use ainda concursos em sua estratégia. Eles podem ser feitos com a finalidade de gerar mais seguidores e leads, ou mesmo estimular mais vendas.

9. Faça parcerias com influenciadores

O poder que os influenciadores e formadores de opinião têm sobre o público é conhecido há muito tempo. Por isso que empresas de todos os segmentos investiram e investem em parcerias que vinculam suas marcas a uma celebridade, por exemplo.

Hoje em dia o uso dessa estratégia, chamada marketing de influência, é ainda mais importante. Com o passar dos anos as pessoas deixaram de confiar na publicidade tradicional, em celebridades da televisão, e têm apostado as fichas em formadores de opinião de nicho, de acordo com uma pesquisa da Nielsen. Ou seja, esses “youtubers” e “instagramers” que vemos por aí.

Assim, busque influenciadores que conversem com a sua marca e considere formar uma parceria para estimar vendas. Como são autoridades com credibilidade, as pessoas costumam confiar quando eles dizem que um produto é bom.

10. Instagram Ads

O uso do recurso para criação e transmissão de anúncios na rede social não pode faltar nas nossas dicas de como vender no Instagram. Com a ferramenta é possível anunciar posts patrocinados no formato de fotos, carrossel de imagens e vídeos.

Eles são ótimos para ajudar na educação dos seguidores quanto aos produtos ou serviços da sua empresa. Sem falar que, assim como as campanhas do Facebook Ads ou Google Ads, os anúncios na rede social são impulsionados e ganham visibilidade mais facilmente.

Fazer uso dessa ferramenta é um poderoso componente em qualquer estratégia de como vender no Instagram.

11. Ferramentas de gestão de redes          

De fato, há muitas redes sociais para acompanhar diariamente. Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter, Whatsapp…

Interagir com elas individualmente pode ser muito confuso e trabalhoso. Além disso, o tempo para entrar em cada uma e agendar as postagens pode ser melhor aproveitado se você usa uma ferramenta de gestão que centralize as contas.

Há diversos exemplos disponíveis no mercado. Por exemplo: o Buffer, que é uma ferramenta gratuita, pode te ajudar a administrar até 3 contas.

Mas o melhor de tudo é que, recentemente, o sistema de Gestão do Facebook integrou com o Instagram. A partir dele, é possível também criar e agendar postagens, fazer anúncios, responder comentários… Tudo em um lugar só! Para usar, basta fazer o cadastro da conta.

Nem sempre você deverá vender produtos dessa forma, embora esse seja o objetivo principal. Poderá usar essas estratégias também para aumentar seus leads e tráfego para a loja. Mas, antes de tudo, acredite que você pode vender. Muita gente desiste antes de tentar por achar que não vai dar certo. Então, apesar de termos apresentado o manual com as diretrizes do Instagram e dicas para vender na plataforma, o primeiro passo é com você. Acredite em si, no seu serviço ou no potencial da sua loja, dos seus produtos!

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