10 dicas para abrir seu primeiro negócio

Aqui nesse post trago 10 dicas super legais para você que está pensando em abrir seu primeiro negócio!

1. Atitude é tudo!

Alguém que quer empreender não pode ficar esperando e parados diante das oportunidades que aparecem. Iniciativa, persistência e comprometimento são pontos essenciais para quem quer ter seu próprio negócio. E ser insistente, uma vez que nem tudo são flores no primeiro ano de empreendedorismo.

2. Elabore a ideia do seu negócio.

Um negócio tem que nascer primeiro no papel, listar, escrever, apagar e refazer está dentro das dicas para desenvolver bem a ideia de negócio, antes de sair investindo seu dinheiro sem um objetivo concreto, vale a pena definir quais são os custos para iniciar, calcular o montante de giro necessário e buscar um local para atuar adequado é essencial, afinal não adianta ter o melhor plano de negócios do mundo se o ponto comercial não ajudar.

3. Os Porquês do seu negócio: definir é necessário.

Definir metas para seu negócio é primordial, mas, além disso, é importante saber, como atender os seus cliente e isso merece um levantamento de algumas questões como: qual a dor do seu cliente? Qual público compra seu negócio? Quais serão suas métricas para a formulação do preço do produto ou serviço? Antes de abrir o seu próprio negócio você precisa ter a resposta para essas perguntas.

4. De olho no caixa! Investir consciente.

Você está certo de que vai mesmo investir sem certeza de retorno durante o primeiro ano do seu negócio? Faça um check-list dos custos que terá com reforma, fornecedores, matéria prima, divulgação entre outros. E não se esqueça de preços da infraestrutura como aluguel, internet, água e luz.

5. Atender bem para atender sempre!

O Boca a boca ainda é uma arma poderosa para qualquer negócio, tanto para fazê-lo crescer como para destruí-lo, foque no bom atendimento, treinamentos com especialistas ou até mesmo cursos pela internet. Todo mundo gosta de ser bem atendido, se você gosta muito de um produto, serviço ou lugar você certamente indica, e isso não é diferente com seu cliente.

6. Planejar e ter estratégia.

Metas a curto e em longo prazo, planejar mensalmente, semestralmente e anualmente quais será sua projeção crescimento, de ganhos e contar com riscos de mercado, tudo isso faz parte de um plano estratégico e toda empresa tem que ter.

7. Entender o concorrente.

Estudar quais são seus concorrentes e o que eles oferecem é uma tática infalível. Além de você ampliar sua visão de mercado ainda pode agregar valor ao seu negócio oferecendo algum diferencial não oferecido pela concorrência.

8. Estar atualizado com o segmento em que pretende atuar.

Não pense que gostar do ramo significa entender. Se você pretender ter um negócio é preciso conhecer bem o mercado que você deseja atuar, estudar sobre, se especializar e estar sempre conectado á novidades. Informação é importante e pode te dar starts super valiosos e também te prevenir de riscos, uma pessoa bem informada é uma pessoa prevenida, é sempre melhor prevenir do que remediar.

9. Não tem dinheiro, buscar formas seguras de crédito.

Você já tem seu plano de negócios totalmente montado, achou o ponto comercial ideal, já está pronto para começar, mas falta dinheiro!  Recursos investir nisso tudo pode vir de um financiamento. Busque bancos conhecidos e confiáveis, nem sempre o que parece mais fácil é também o mais seguro.

10.  Legalize seu negócio

Quando nascemos logo somos registrados e nos é dado um nome, com sua empresa não pode ser diferente e é para isso que existe a Razão social, nome fantasia que são listados no seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), definir o faturamento estimado e estabelecer a quantidade de funcionários, dentre outros detalhes importantes são alguns passos para formalizar o negócio e para isso você pode contar com a ajuda de um contador.

Aqui na Mafcont estamos buscando sempre pelo sucesso dos seus resultados, por isso mesmo que oferecemos todo o suporte que você precisa para dar o seu primeiro passo no mercado. Ainda possui alguma dúvida?

Então, o que acha de marcarmos uma conversa?

Você pode entrar em contato conosco através do nosso site ou até mesmo pelo whatsapp, ficaremos felizes em atendê-lo.